Uol

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Áreas de Proteção Ambiental(Pontos turísticos)

Dentro de uma grande metrópole reconhecida por sua vida agitada e diversos edifícios, é possível encontrar áreas de mata intocada, rios de águas límpidas e diversos atrativos bem diferentes do que se costuma encontrar em uma cidade como São Paulo. Assim são as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), definidas como espaços de planejamento e gestão ambiental de extensas regiões que possuem ecossistemas de importância regional.
Na cidade de São Paulo, é possível encontrar quatro APAs: Parque do Carmo, Mata do Iguatemi, Bororé-Colônia e Capivari-Monos. Com passeios de escuna, pesqueiros, cachoeiras, estudos do meio com foco na proteção ambiental, agricultura familiar, patrimônios históricos, comércio de produtos artesanais, trilhas monitoradas, hospedagem em pousadas rurais, comidas caseiras feitas com alimentos locais, as Áreas de Proteção Ambiental oferecem atividades de lazer e cultura em diversas propriedades.
Com cerca de 70% da Mata Atlântica do município preservada, a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos é uma ótima opção para quem gosta de entrar em contato com a natureza. É possível realizar trilhas pela mata, com observação de animais nativos e plantas exóticas, e apreciar o mirante com vista para o litoral. Além disso, pode-se conhecer a cultura dos guaranis através de visitas ao Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) e às aldeias indígenas, como Tenondé Porã e Krukutu.
Já para conhecer a Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia, uma boa opção é começar pela Ilha de Bororé. Para fazer o trajeto que liga o continente à ilha, o turista deve usar uma balsa, que o leva às mais diversas atrações: a Capela de São Sebastião e o Armazém do Edinho; obras de arte no Sítio do Paiquerê; passeio de escuna pela represa de Billings; visita ao Asé Ylê do Hozoouane, sociedade beneficente de cultura afro-brasileira, com ambientes dedicados aos orixás, ao samba de roda e à capoeira; aos pesqueiros da região; e ao bairro da Colônia Paulista, considerado o primeiro núcleo da colonização alemã no Brasil, além de apresentar um cemitério protestante.
Com tantos atrativos naturais, as Áreas de Proteção Ambiental já nasceram como regiões de atração turística, e hoje apresentam aos seus visitantes um recorte do interior em plena capital paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário